• Quarta-feira, 13 Agosto 2025

Centro de Interpretação da Natureza de Monserrate


Através de uma abordagem inovadora, com recurso a ferramentas digitais, a Parques de Sintra, promoveu uma visita ao Centro de Interpretação da Natureza de Monserrate. Este espaço visa promover o contacto com a natureza, a sensibilização ambiental e o conhecimento sobre a fauna e a flora presentes nos ecossistemas únicos que caracterizam a Serra de Sintra.
O equipamento conta com um aquaterrário, que recria um ecossistema ribeirinho do Parque Natural de Sintra-Cascais e que permite a descoberta e exploração de um habitat único, com espécies aquáticas endémicas e ameaçadas, como a boga-portuguesa. Destaque também para o modelo de um carvalho-português, decomposto em raiz, tronco e copa, que explica a biologia da árvore. 

Sofia Cruz, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra, enfatizou a importância deste equipamento no âmbito da estratégia da programação educativa da empresa, cujo foco incide “na criação de relações de partilha e proximidade do público mais jovem com o património arquitetónico, museológico e natural”. A responsável anunciou que “em 2024, a Parques de Sintra vai aprofundar e aumentar a sua oferta de visitas e atividades diversas. Vão ser mais de 300 sessões com atividades destinadas ao público em geral.” Na ocasião, Basílio Horta, destacou o investimento de 40 milhões realizado pela Parques de Sintra ao longo da última década e os 25 milhões de visitas que o património gerido pela empresa recebeu no mesmo periodo. O presidente da Câmara Municipal de Sintra, frisou ainda, o trabalho que a Parques de Sintra tem vindo a desenvolver ao longo dos anos: “Não é impunemente que é considerada, a nível mundial, um exemplo de preservação”.

O Centro de Interpretação da Natureza está instalado num edifício de arquitetura singular e com um enquadramento perfeito na paisagem envolvente, que data de 1920 e que foi atelier de pintura de Sir Francis Cook, bisneto do 1.º Visconde de Monserrate.
A visita contou com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra e de Sofia Cruz, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra Monte da Lua (PSML).

Artigo Anterior
Carnaval invade concelho de Sintra
Artigo Seguinte
Parque de Monserrate vai admitir entrada de cães

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025