• Sábado, 9 Agosto 2025

Restaurante "Ao Monte" - O melhor da comida tradicional portuguesa em Monte Abraão


Pratos saborosos num ambiente agradável e acolhedor é o conceito do restaurante "Ao Monte" em Monte Abraão, com melhor da cozinha portuguesa, ao almoço e ao jantar. As noites são intimistas, com musica ao vivo, num ambiente típico e à média luz.

Jorge Afonso trabalhou 37 anos no Café Império em Lisboa, até que resolveu sair apostar num negócio próprio. "Já não me revia no que fazia" e por "circunstância do destino", abriu há cerca de seis anos, o restaurante "Ao Monte". "Tive de recomeçar a vida de novo", e continuar a fazer o que melhor sabe: receber e servir bem os clientes.

"Cada um terá a vista do monte que subir”, pode ler-se numa parede de ardósia no interior do restaurante. Talvez por isso, Jorge Afonso conta com indisfarçável boa disposição, que "com quatro anos já subia para cima de um banco [no restaurante de seu pai] para tirar imperiais e as pessoas achavam graça”. Por razões familiares, a restauração sempre fez parte da sua vida.

Foi no Café Império, onde tudo começou. Um local emblemático muito frequentado pela elite lisboeta da época, com bar, restaurante e espetáculos, como noites de fados por onde passaram como Madalena Iglesias, António Calvário, Anita Guerreiro, entre tantos outros.

Há cerca de seis anos, Jorge Afonso, resolveu mudar de vida e apostar no Restaurante "Ao Monte" , na Praceta do Abraão, n.º 8 em Monte Abraão, perto da Igreja Paroquial, na União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.

"Costumo dizer que não tenho clientes, mas amigos" --- Jorge Afonso

"Um bom prato tem que ter também, um bom atendimento e bom serviço", refere Jorge Afonso

"Não é um restaurante de passagem é mais de passa a palavra", refere o empresário, explicando que os seus clientes vêm de todos os concelhos: "Estamos em Monte Abraão, mas grande parte dos nossos clientes são de outras localidades e concelhos limítrofes", adiantando com algum orgulho que "os meus clientes é que recomendam o restaurante a uns e outros".

O restaurante "Ao Monte" recebe clientes de Sintra, de cascais, Oeiras, Odivelas e Lisboa "que nos procuram pela qualidades dos nossos pratos", refere Jorge Afonso, explicando que "as pessoas vêm pelas nossas especialidades, pela nossa cozinha tradicional e pelos nossos vinhos, muito abrangentes", mostrando-se "muito grato pela qualidade dos nossas refeições e pela aceitação a cem por cento dos nossos clientes, que muito nos ajudam."

Na cozinha é de referência com o melhor da comida tradicional portuguesa. "Procuramos ir ao encontro daquilo que o cliente gosta. A nossa cozinha é feita com carinho e sempre a pensar no cliente, porque o nosso foco é agradar ao cliente", refere Jorge Afonso.

À noite o serviço é mais intimista, com destaque para as noites temáticas, com musica ao vivo à luz de velas e candeeiros, que criam um ambiente romântico a pensar nas pessoas que gostam de cá estar para passar um bom um bom momento.

"Para comer bem, tem que haver algo mais", explica Jorge Afonso. "De que vale servir o melhor prato do mundo, se for servido com sem qualidade, simpatia e profissionalismo", questiona. "Um bom prato tem que ter também, um bom atendimento e bom serviço".

"Dias especiais, implicam sempre atenções especiais" -- Jorge Afonso


No restaurante "Ao Monte", entre as especialidades da casa, servidas em doses generosas e a preços acessíveis, desataque para o polvo à lagareiro, bacalhau à bracarense, lombinhos de porco preto com molho de mostarda dijon. Mais recentemente "está a sair bem" a posta à Mirandesa (naco de carne) muito saborosa. Ao domingo, há cabrito assado no forno à padeiro. Há sempre, arroz de tamboril, vitela estufada, carne de porco à portuguesa.

Durante toda a semana são servidos por dia quatro pratos diferentes, dois de carne e dois de peixe, lembra Jorge. "Uma gerencia de pratos mais complicada, mas que nos dá muito dá muito prazer fazer pela diferença", Claro que são servidos pratos típicos, como a dobrada, feijoada, mão de vaca, cozido à portuguesa.

Desde a pandemia que o restaurante "Ao Monte" mantem o apoio a pessoas em situações de desemprego, fornecendo "sopa para todos", uma ideia criada à três anos, gratuitamente e que se mantem sobretudo junto de algumas pessoas em situação de carência.

Em Abril destaque para a iniciativa "Canções de Abril" em mais uma noite musical, numa altura em que a Revolução do 25 de abril, assinala os 50 anos.

Artigo Anterior
Brincar ao Carnaval de outros tempos no Palácio Nacional de Queluz
Artigo Seguinte
XI Exposição de Camélias na Pena

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025