• Sábado, 23 Agosto 2025

Concerto à luz das velas e outros grandes momentos no terceiro dia do Festival de Sintra


No dia 15 de junho, o 58.º Festival de Sintra apresenta um cartaz diversificado, com a exibição de filme e concertos especiais.

O Centro Cultural Olga Cadaval recebe, pelas 15h00, a exibição do filme "O Pianista" de Roman Polanski, com entrada gratuita.

“O Pianista”, vencedor de três óscares, acompanha a história verídica do pianista judeu polaco Wladyslaw Szpilman, que com a segunda guerra mundial assiste à derrocada do seu mundo, num arco intenso e marcado pela dor do holocausto. Recorrendo sobretudo à música de Chopin, “O Pianista” inclui algumas das cenas mais marcantes em que a música clássica ocupa o grande ecrã.

Mais tarde, pelas 19h00, também no Centro Cultural Olga Cadaval, o pianista ucraniano Roman Lopatynskyi irá interpretar, entre outras, as principais obras de Chopin que puderem ser ouvidas no filme “Um piano pela paz” é um concerto que será seguramente emotivo, sob os ecos da guerra, - a passada e a presente - o pianista propõe abrir o seu recital de estreia em Portugal com os Cinco Prelúdios de Lyatoshynskyi, autor maior da música ucraniana do século XX, compostos em plena guerra, quando a União Soviética se via a braços com o envolvimento no conflito, fruto da invasão da Alemanha Nazi.

Para encerrar o dia, a Igreja de Santa Maria, recebe, pelas 21h30, o concerto gratuito dos Officium Ensemble “Ad Tenebræ”. Este conceito exclusivo do Festival de Sintra propõe uma experiência transcendente a partir da polifonia vocal renascentista portuguesa. Num concerto que será exclusivamente iluminado por velas, a nave gótica da Igreja de Santa Maria irá escurecer gradualmente com o apagar de sucessivas velas, até que Audivi Vocem, de Duarte Lobo, será cantado na total escuridão.

O programa para este dia é ainda composto por uma caminhada-concerto, já esgotada, com Tomás Wallenstein, "Um piano a dar para o mar", pelas 11h30.

O Festival de Sintra, o mais antigo Festival do género a nível nacional, sob direção artística de Martim Sousa Tavares, é uma organização da Câmara Municipal de Sintra e tem lugar de 13 a 23 de junho em diversos locais do concelho.

Consulte o programa completo e mais informações em Festival de Sintra.

Artigo Anterior
Concerto Dia da Criança em Montelavar
Artigo Seguinte
"Quartas de Cinema" com três filmes no FORNO Espaço Cultural

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025