• Sexta-feira, 15 Agosto 2025

MAR inaugurado na Ribeira de Sintra


Nasceu na Ribeira de Sintra o novo Museu da Água e Resíduos (MAR), um espaço museológico e interativo, dedicado à Educação e Sensibilização Ambiental, numa cerimónia, que decorreu esta sexta-feira, 12 de julho, com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal e do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra); Bruno Parreira, vice-presidente da autarquia; Sérgio Sousa Pinto, presidente da Assembleia Municipal; Carlos Vieira, diretor-Delegado dos SMAS de Sintra e Helena Cardoso, diretora do Museu da Água e Resíduos, entre outros representantes, entidades e convidados.

Situado na Ribeira de Sintra, na antiga garagem dos carros elétricos (um edifício singular datado de 1901), o MAR tem como missão a sensibilização da comunidade para os valores da defesa do património ambiental, apostando na inovação e na tecnologia.

Com gestão a cargo dos SMAS de Sintra desde final de 2021, o espaço assume agora o estatuto de museu e pretende afirmar-se como um polo de referência a nível nacional na área da sensibilização, educação ambiental e divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.

O MAR apresenta-se como referência na sensibilização, educação ambiental e divulgação científica e tecnológica no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos.

Os visitantes, estão em contacto com a natureza na zona exterior do museu dispondo de várias experiências no interior, desde atividades manuais para os miúdos, a pisos interativos para diversão de todos.

“O MAR de Sintra, feliz denominação para este polo museológico, vai, certamente, contribuir para a preservação dos valores ambientais no concelho, envolvendo toda a comunidade, com particular atenção aos mais jovens, contribuindo para que possam dar continuidade a este legado de defesa do nosso Planeta”, sublinhou o presidente da Câmara de Sintra, para quem “a Educação e Sensibilização Ambiental têm sido pilares da atuação do município”, ao longo dos anos, pelo que “sensibilizar e consciencializar, tendo como propósito o desenvolvimento sustentável e inclusivo de Sintra, integram a estratégia e o quotidiano da Autarquia e dos SMAS de Sintra”.

"Este polo museológico vai, certamente, contribuir para a preservação dos valores ambientais no concelho, envolvendo toda a comunidade, com particular atenção aos mais jovens, contribuindo para que possam dar continuidade a este legado de defesa do nosso planeta”, explica Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal e do conselho de administração dos SMAS de Sintra.

O visitante terá oportunidade de contactar com um aquário virtual, com a projeção em vídeo da vida marinha no fundo do oceano, criando a sensação de que estamos no fundo do mar, com diferentes espécies a reagirem à presença humana. Mas nem tudo é azul. Na caixa mundo, tanto existem praias paradisíacas como áreas marcadas pela ação humana e do lixo, cursos de água poluídos pelo plástico e os animais em risco de vida.

Na área dos resíduos, podemos encontrar no espaço quatro módulos: lixo doméstico, economia circular, o jogo dos resíduos e ciclo urbano dos resíduos. 

“O MAR é o contributo dos SMAS de Sintra para uma política de sensibilização ambiental do Município, que se quer cada vez mais forte”, frisou, por seu turno, Carlos Vieira. Para o diretor delegado dos SMAS, “os visitantes deste espaço, jovens e menos jovens, vão apreender mensagens que, certamente, permitirão angariar mais embaixadores para as causas ambientais”.

Carlos Vieira realçou, ainda, que estamos perante “um espaço inclusivo, preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida e em que cada um dos módulos está adaptado em linguagem braile”. “Com a inauguração do MAR, estamos a dar início a um projeto que é o nosso contributo para a sustentabilidade ambiental em Sintra”, sublinhou este responsável, que realçou ainda que “o MAR, sendo um espaço interativo e de futuro, é também um espaço que não esquece o mais importante: as pessoas que, ao longo de 78 anos, criaram, fizeram e fazem os SMAS de Sintra”.

“Será que conseguimos pescar sem esgotar os recursos que estão à nossa disposição? Qual a quantidade de água potável existente no mundo? O que fazer a uma casca de banana? Como seria viver no fundo do oceano? É possível existirem obras de arte com lixo apanhado nas praias?”.

As respostas a estas e outras questões são evidenciadas nos diferentes módulos do Museu da Água e Resíduos.

Museu da Água e Resíduos
Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 19, Ribeira de Sintra
Telefone: (+351) 219 247 730
E-mail: reservas@smas-sintra.pt
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo:, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (encerra à segunda-feira e feriados)

Artigo Anterior
Instalações do Arsenal 72 vandalizadas e Presidente do Clube agredida
Artigo Seguinte
Evaya, Leo Middea e Rita Dias no Festival Aqui ao Lado

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025