• Domingo, 7 Dezembro 2025

SMAS expandem rede de saneamento em São João das Lampas e Terrugem


Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) concluíram as empreitadas em Areias e Alvarinhos, num investimento de 2 milhões de euros, e em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela, no montante de 1,6 milhões de euros, dotando estas localidades da União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem de rede de saneamento.

“Os SMAS de Sintra deram, assim, mais um passo para aumentar a taxa de cobertura da população servida por drenagem de águas residuais, respondendo às necessidades de munícipes que, até ao momento, apenas dispunham do recurso a fossas sépticas”, referem os serviços municipais em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

Em Cabrela, foi construída ainda a 18.ª estação de tratamento do concelho, que representou um investimento de 660 mil euros. Com estes investimentos agora concluídos, que ascendem a mais de 4 milhões e 200 mil euros, os SMAS de Sintra contribuem, ainda, para a melhoria ambiental de uma zona sensível do concelho, incluindo áreas classificadas como Parque Natural de Sintra-Cascais.

Em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela, a empreitada contemplou a execução de uma rede de coletores com cerca de 4,5 quilómetros e abrangeu ainda a remodelação da rede de abastecimento de água, numa intervenção que beneficia cerca de 900 habitantes.

Também executada foi a ETAR de Cabrela, que complementa a rede construída, ocupando uma área de 2.545 metros quadrados, situada a sul das povoações de Silva, Faião e Cabrela e a norte de Casais de Cabrela. As águas residuais tratadas são encaminhadas para um afluente da ribeira de Cabrela, através de um coletor de ligação da ETAR à linha de água.

Estas intervenções integram um projeto mais vasto que incluiu a construção das redes de Godigana e Carne Assada, um investimento de 1 milhão e 728 mil euros, que beneficiou cerca de 450 habitantes. A rede de drenagem é constituída por duas bacias, incluindo a rede de coletores, uma estação elevatória de águas residuais em Casais de Cabrela (também já executada) e as ETAR de Godigana e Cabrela. A ETAR de Godigana está em atividade desde 2019 e representou um investimento na ordem dos 400 mil euros.

Nas localidades de Areias e Alvarinhos, por seu turno, também já estão concluídos os trabalhos de remodelação do sistema de abastecimento de água e de construção da rede de saneamento, numa intervenção que vai beneficiar cerca de 600 pessoas.

Os trabalhos decorreram nas localidades de Areias, Alvarinhos e A-do-Longo e complementaram a empreitada já realizada nas povoações de Barreira, São Miguel e Funchal, que representaram um investimento de 1 milhão e 100 mil euros.

Quanto a investimentos futuros no território de São João das Lampas e Terrugem, “os SMAS de Sintra têm em carteira um investimento na ordem dos 12 milhões de euros, com a prioridade a residir na construção da ETAR de Alvarinhos e Areias (710 mil euros), para complementar a empreitada nestas duas localidades”.

Em projeto estão, ainda, a construção da rede de águas residuais domésticas e remodelação da rede de abastecimento de água de Codiceira, Fachada e Chilreira, Ribeira de Rio de Cões, Alfaquiques, Aldeia Galega, Catribana e Assafora.

As intervenções planeadas vão abranger, também, a construção da ETAR do Sacário, a reabilitação do Reservatório da Terrugem, a remodelação e prolongamento das redes de água entre a Amoreira e a Assafora, e, por último, a requalificação do sistema de abastecimento de água e drenagem de águas residuais nas povoações de Seixal, Arneiro da Arreganha, Moucheira e Pêro Leite.

Artigo Anterior
"Rosinha" nas Festas de Nossa Sra. do Cabo Espichel em São João das Lampas
Artigo Seguinte
CERCITOP inaugura "Cresce" nos 25 anos de existência

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025