• Sábado, 16 Agosto 2025

Novas exposições para ver no MU.SA


O MU.SA – Museu das Artes de Sintra apresenta, a partir desta sexta-feira, 27 de setembro, as exposições “Eu sonho com a minha pintura e pinto meu sonho” e “monte sine manu hominis excisus”, e a mostra “O futuro nasce a cada amanhecer: obras da Vasco Collection”, inaugurada a 28 de setembro.

As exposições "Eu sonho com a minha pintura e pinto meu sonho", composta por obras de ex-alunos e professores da Escola António Arroio, e “monte sine manu hominis excisus”, de Renata Siqueira Bueno, estarão em exibição até dia 3 de novembro.

Já a mostra “O futuro nasce a cada amanhecer: obras da Vasco Collection” será inaugurada no dia 28 de setembro, às 18h00, e estará presente neste equipamento municipal até dia 24 de novembro.

Com curadoria de Filipa Fernandes, a exposição "Eu sonho com a minha pintura e pinto meu sonho", presta homenagem ao pintor Edmundo Cruz, nome reconhecido internacionalmente.

Esta mostra exibe um conjunto de trabalhos que atravessam diferentes épocas e reivindicam um espaço e tempo indefinidos, refletindo a longevidade e relevância da produção artística. As obras expostas são marcadas pelas memórias e vivências dos seus autores na Escola de Artes Decorativas António Arroio, que tem contribuído significativamente para a cultura nacional, formando artistas com reconhecimento tanto nacional quanto internacional.

Em “monte sine manu hominis excisus”, a artista Renata Siqueira Bueno tem inspiração de Flaubert e a sua Leicaflex nas mãos. Renata e os seus amigos protagonizam uma encenação que revela uma região que encanta e assusta, mas nunca dececiona, Pitões das Júnias, no extremo norte de Portugal. As fotografias capturam a dança das montanhas, o movimento da névoa e o sopro do vento que coordena essa paisagem única.

A exposição “O futuro nasce a cada amanhecer: obras da Vasco Collection” tem curadoria de João Mourão e Luís Silva, e apresenta obras de 45 artistas, como Nadir Afonso, Eduardo Batarda, Joana Escoval, e Shaina Mccoy. A mostra reflete sobre a construção do futuro, numa viagem pela arte contemporânea, explorando subjetividades em constante evolução.

Artigo Anterior
“A Sereia Cantora” na Biblioteca Municipal "Ruy Belo" em Queluz
Artigo Seguinte
Companhia Nacional de Bailado com nova coreografia em Sintra

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025