A Câmara Municipal de Sintra aprovou por unanimidade, em reunião de executivo, uma proposta do vereador da Solidariedade e Inovação Social, Eduardo Quinta Nova, para o apoio financeiro à Santa Casa da Misericórdia de Sintra para garantir o funcionamento do Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo (Capsa), que acolhe 26 utentes.
Este acordo, no valor de 80 mil euros, permite a continuidade do programa de acolhimento social que tem lugar no CAPSA, espaço criado pela autarquia e dedicado aos cidadãos mais vulneráveis com o objetivo de combater e prevenir situações de pobreza extrema e de risco social.
Para o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, citado numa nota da autarquia, “a parceria permite manter o importante trabalho de reintegração, providenciando abrigo e ferramentas para que possam construir, ou reconstruir, um projeto de vida”.
O Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo criado pela autarquia de Sintra, e sob gestão da Santa Casa da Misericórdia de Sintra, tem capacidade para 32 utentes e desenvolve um trabalho que abrange não só o acolhimento social, mas também o acompanhamento e integração social dos indivíduos prestando apoio adequado a cada caso.
Atualmente, encontram-se no CAPSA um total de 26 utentes (18 do sexo masculino e oito do sexo feminino) que são acompanhados pelas equipas de apoio, visando a sua autonomização e reinserção social.
Fotografia: arquivo