• Terça-feira, 19 Agosto 2025

BE lamenta que Hospital de Sintra seja gerido pela nova ULS Cascais


A proposta de Orçamento do Estado para 2025 prevê que o Hospital de Proximidade de Sintra venha a integrar a nova Unidade Local de Saúde (ULS) Cascais/Sintra. Em comunicado o Bloco de Esquerda (BE) considera que “esta opção põe em causa a natureza pública da gestão Hospital de Sintra”, pois “ficará dependente da gestão privada da unidade de Cascais”.

“Esta decisão defrauda as expectativas da população e constitui um favorecimento injustificado aos interesses dos donos do hospital de Cascais (PPP), que assim verão alargada a capacidade de resposta da sua unidade à custa do dinheiro público investido pela autarquia nas instalações e pelo Ministério da saúde no equipamento“, pode ler-se, em comunicado.

A proposta de Orçamento do Estado para 2025 prevê que o Hospital de Proximidade de Sintra venha a integrar a nova Unidade Local de Saúde (ULS) Cascais/Sintra e não, como até agora estava planeado, a ULS Amadora/Sintra.

“Não sendo de esperar o fim da Parceria Público Privado do Hospital de Cascais, a opção de criar esta nova ULS não só abrirá as portas da gestão de ULS ao setor privado como põe em causa a natureza pública da gestão do novo Hospital de Sintra (que ficará dependente da gestão privada da unidade de Cascais) e da rede de cuidados primários dos dois concelhos”, refere o BE.

No mesmo comunicado o Bloco de Esquerda de Sintra, recorda que “o Hospital de Proximidade de Sintra foi construído com o objetivo de melhorar o acesso da população aos cuidados de saúde, num concelho onde mais de um terço da população não tem médico de família atribuído sendo projetado como uma unidade em articulação com o sobrelotado Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra)”, que serve uma população de mais de meio milhão de utentes, argumentando que “a construção desta nova unidade foi financiada pela Autarquia de Sintra (cerca de 50 milhões de euros) e está a ser equipada pelo Ministério da Saúde, tendo a Hospital Fernando da Fonseca investido tempo e recursos humanos e técnicos neste processo”, pode ler-se.

Para o BE, “o relatório do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) é claro, ao vir pela primeira vez pôr em causa as várias garantias dadas de que o Hospital de Proximidade de Sintra permaneceria na esfera pública”.

O OE2025 prevê criar uma Unidade Local de Saúde que responda às necessidades locais Cascais/Sintra, integrando a nova resposta que passa a existir no Hospital de Proximidade de Sintra.

(Notícia em atualização)

Artigo Anterior
Sindicatos dos Médicos Dentistas alerta para “criação urgente” da carreira no SNS
Artigo Seguinte
Senhora de 80 anos encontrada morta dentro de poço em Sintra

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025