• Sábado, 11 Outubro 2025

Aldeia dos Gatos de Sintra já tem terreno mas ainda precisa de ajuda


A Associação Aldeia dos Gatos de Sintra, já iniciou ou trabalhos de instalação de 100 gatinhos de rua, apesar das dificuldades de ordem financeira para dotar de condições dignas de todos os animais, de acordo com uma inspeção ao local do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o canil de Sintra.

Apesar dos cerca de 100 gatos que ali vivem se mostrarem bem cuidados e felizes, houve situações que as autoridades não deixaram passar, entre elas a inexistência de uma sala de recobro e a falta de um parque exterior.

“Foi-nos permitido continuar neste espaço até conseguirmos construir no terreno que a câmara já nos cedeu em Massamá”, disse ao Correio de Sintra e ao Sintra Notícias, Sónia Martins, mostrando-se satisfeita pela atribuição do terreno, apesar de não saber ainda com angariar verba para a sua construção.

O atual abrigo está localizado na Tapada das Mercês, uma zona que pertence à freguesia de Algueirão-Mem Martins e as obras estão em curso,  afinal, “até ao final do ano temos que ter as alterações do nosso espaço em andamento” evitando eventuais situações de risco de ter coimas ou até mesmo soluções mais drásticas – como o encerramento do espaço, com a distribuição dos nossos animais por outras entidades. “Temos que ter camas penduradas em paredes e temos que construir uma divisória no espaço existente”, adianta Sónia Martins.

Ainda assim, a responsável apela à ajuda de todos na concretização do projeto da associação nascida do sonho da protetora Sónia Martins, que alugou este espaço em plena pandemia para acolher todos os gatos que precisavam de ajuda e de um local seguro.

O terreno cedido pela Câmara de Sintra, em Massamá, “é uma excelente notícia”, que vai permitir construir um abrigo de animais, “mas é um processo que vai demorar muito tempo” a ser concretizado, admite Sónia Martins, que para já está muito focada na concretização das obras no atual abrigo de gatos, que funciona com “solução provisória” para os gatinhos.

Se puder ajudar, pode fazê-lo através da angariação de fundos (doações a partir de 1€) ou por transferência bancária (NIB: 0007 0000 0055 9019 0522 3). “Todo o apoio é precioso”, apela, em jeito de agradecimento, Sónia Martins.

Artigo Anterior
Autarquia reforça apoio a Bandas Filarmónicas do concelho
Artigo Seguinte
Sugestões para "Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo de Sintra"

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025