Mesmo com o serviço de recolha a funcionar em pleno, Freguesia de Algueirão Mem-Martins não consegue travar as situações de deposição de resíduos, fora dos contentores e sem aviso prévio.
Um problema recorrente que degrada a paisagem urbana e para a qual não tem havido resposta eficaz, “mesmo dos serviços de fiscalização”, representando “uma preocupação de todos os dias” e sem perspectivas de abrandamento, disse ao Correio de Sintra, Valter Januário, presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins.
“Há cada vez mais pessoas a depositar monos ao lado dos contentores e temos registado um aumento muito significativo na recolha de monos e de verdes em toda a freguesia, que até disponibiliza um número de telefone gratuito, [219 229 450 / 800 210 020] para o efeito”, recorda o autarca.
“O serviço de recolha tem funcionado, mas a verdade é que temos muitas descargas”, não comunicadas/agendadas, e que são depositadas à revelia junto aos contentores de lixo, ilegalmente. “Comparando as recolhas de monos e verdes relativamente ao ano passado, aumentou para o dobro”, dá conta Valter Januário, com alguma indignação.
Recorde-se, o abandono de resíduos na envolvente dos contentores é punível com coimas. Sanitas, espelhos, frigoríficos, colchões e até entulho de obras, são resíduos encontrados com muita frequência junto dos contentores, que deveriam receber apenas os sacos do lixo das habitações.