Foi inaugurado esta manhã de quinta-feira, o Monumento aos Antigos Combatentes, cerimónia que decorreu no Parque Urbano Felício Loureiro, iniciativa apoiada pela União das Freguesias de Queluz e Belas.
Trata-se de um monumento de grande simbolismo que honra e perpétua a memória dos que serviram a Pátria e que simboliza a coragem, dedicação e esforço dos combatentes da União das Freguesias de Queluz e Belas. Simboliza também os valores de paz e justiça, e servirá de inspiração para as futuras gerações.
“É um privilégio homenagear os nossos combatentes, homenagear a nossa Pátria. Portugal é um pequeno estado, mas uma grande nação", disse Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra. "Com nove séculos de história, espalhada pelos cinco cantos do mundo, este é um momento de grande simbolismo, um local onde a história será sempre lembrada”, disse o autarca.
Na ocasião, o Coronel Lucas Hilário salientou a importância do monumento, símbolo da materialização e reconhecimento aos antigos combatentes e que “sirva de divulgação dos valores fundamentais da nossa visão do amor à Pátria”.
A cerimónia, organizada pelo Núcleo de Queluz da Liga dos Combatentes, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do Secretário-Geral da Liga dos Combatentes, Coronel Lucas Hilário, do presidente do Núcleo de Queluz da Liga dos Combatentes, João Madureira Fernandes, e da presidente da União de Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves, bem como de dezenas de ex-combatentes, e restante comunidade.
(Notícia atualizada)