A União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, prestou uma merecida e justa homenagem a Félix Heleno, "poeta popular e cantautor que tanto contribuiu para o enriquecimento cultural das nossas gentes".
A iniciativa realizou no dia 19 de janeiro, dia de chuva mas que ainda assim não impediu a presença de muitos dos amigos e admiradores junto à Lagoa de Assafora, para assistir à homenagem que decorreu com "emoção e sentido de gratidão, refletindo o respeito que todos sentimos pelo Sr. Félix Heleno e pelo seu legado", notou Guilherme Ponce Leão, presidente da UF de São João das Lampas e Terrugem, membros do executivo e da assembleia de freguesia.
"É com grande orgulho e honra que a Junta de Freguesia decidiu homenagear os poetas populares da nossa freguesia, e hoje com a inauguração deste monumento junto à Lagoa da Assafora, é mais um tributo que eterniza a vida e a obra deste ilustre da nossa Freguesia", pode ler-se na página de Facebook da UF da Terrugem, e São João das Lampas, que destaca a presença de todos na iniciativa que "reforça a identidade e a história da nossa freguesia".
O Poeta popular e cantautor, nasceu a 12 de agosto de 1937 nasceu na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa. Ao longo da sua vida apaixonou-se pela música, teatro e poesia tendo escrito "Os Olhos da Mente", em 1995.
Durante a sua vida artística, para além do livro de poemas, gravou o CD "Aguarelas Portuguesas", com letras e músicas da sua autoria, em 1997, "Memórias", em 2005; colaborou na gravação do CD sobre "Marchas Populares de S. João das Lampas", que teve a participação musical da Sociedade Filarmónica União Assaforense.
Uma vida intensa e vivida, dedicada às canções, ao teatro e à poesia, que a UF das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem tem vindo a prestar às figuras da terra que contribuíram com o seu trabalho e talento para o desenvolvimento das comunidades em vários níveis.
Fotografia: UF da Terrugem e São João Lampas