• Quinta-feira, 7 Agosto 2025

Hospital de Sintra deve abrir entre março e abril e encerra urgência em Mem Martins


O novo Hospital de Sintra, localizado na Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, deve abrir entre março e abril deste ano, mas vai implica o fecho do atual Serviço de Urgência Básica (SUB) em Mem Martins.

É pelo menos essa a expectativa que assume em entrevista ao Observador o presidente da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra (onde a nova estrutura será integrada), depois de não terem sido cumpridas as duas primeiras datas previstas para a abertura.

Luís Gouveia ao Observador, garante que a abertura do Hospital de Sintra não irá implicar “nenhum encerramento no Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca (HFF), mas sim impulsionar o desenvolvimento dos serviços”. “A capacidade instalada mantém-se”, garante. No entanto, o presidente da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra, assume que, a inauguração do novo hospital vai levar ao encerramento do Serviço de Urgência Básica (SUB), em Mem Martins.

Luís Gouveia, presidente da ULS Amadora-Sintra

“A urgência básica situada em Algueirão-Mem Martins vai ser transferida para o novo Hospital de Sintra. Mas subimos de nível: a urgência vai ter camas de Serviço de Observação e vai ter eletrocardiograma e um conjunto de especialidades que vai cobrir todas as necessidades da população”, assegura o responsável ao Observador.

O ano passado, a urgência do SUB de Mem Martins atendeu cerca de 50 mil pessoas, pelo que o ganho é ligeiro em relação às 60 mil urgências anuais previstas para o novo Hospital de Sintra. No entanto, o Luís Gouveia espera que, “quando o Hospital de Sintra estiver em pleno funcionamento, exista um impacto positivo nos Serviço de Urgência do HFF, com redução de casos menos urgentes (Pulseiras Verdes e Azuis)”.

Novo Hospital de Sintra, construído pela autarquia, na Urbanização da Cavaleira, no Algueirão

Recorde-se, novo Hospital de Sintra, que representa um investimento da autarquia na ordem dos 60 milhões de euros, está quase totalmente equipado, aguardando nesta altura pelo parecer de duas entidades fiscalizadoras para poder finalmente começar a receber utentes.

Notícia completa no Observador

Artigo Anterior
Rita Lourenço conquista medalha de ouro em Marrocos
Artigo Seguinte
Algueirão-Mem Martins recebe IV edição do Troféu Sintra a Correr

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025