• Terça-feira, 5 Agosto 2025

Parabéns, Dona Elvira!


A Dona Elvira, nasceu em 1920 na Assafora e festejou esta terça-feira, 21 de janeiro, 105 anos de vida. "Foi um dia muito especial no nosso Lar! Celebrámos com enorme alegria o aniversário da Dona Elvira, uma verdadeira inspiração para todos nós".

O Correio de Sintra, encontrou um ambiente de festa e alegria no Centro Social e Paroquial de São João das Lampas que juntou familiares da aniversariante e amigos e outros tantos, que se uniram para lhe desejar os parabéns.

Estar rodeada por todos aqueles que a amam, estimam e consideram "são uma enorme alegria", confidência a Dona Elvira, partilhando um sorriso do tamanho do mundo. Não teve uma vida fácil. "Longe disso". A sua infância e grande parte da sua vida, "foi de trabalho" árduo na agricultura, na localidade de Serrados, em Santa Suzana.

"Foram anos da minha vida com muitas dificuldades e tantas vez sem um pão para comer", lembra a Dona Elvira com alguma dor e amargura mas sem perder o sorriso. "Ia a pé mais um burrito vender às feiras de Cascais e Carcavelos", recorda. Eram outros tempos. Era pobreza demais". Depois de uma pausa, "felizmente hoje as coisas são diferentes".


A Dona Elvira, ficou viúva ainda muito jovem, mas refez a sua vida. Tem uma filha, Lealdina Vicente, netos, bisnetos e trinetos. É a referência da família. "Apesar da vida difícil a trabalhar no campo, a minha mãe sempre foi muito positiva e muito alegre. Imagine que aos 80 anos dançava comigo e com o pé sempre certinho. Ela odora dançar e eu também", refere a filha soltando uma saudável gargalhada.

A Dona Elvira é uma pessoa "feliz" e sempre bem disposta. Diz com algum orgulho, que nunca se sentiu sozinha. "A família sempre esteve ao meu lado". Aos 105 anos tem alguma dificuldade em levantar-se, "por causa das pernas" e também em ouvir. "O resto está tudo bem. Tenho saúde. Não me dói nada, graças a Deus".

Olhos nos olhos, diz não saber como chegou tão longe na idade. "Olhe, aconteceu! O que sei é que passou tudo muito rápido e nunca pensei chegar até aqui. Agora, sei que sou feliz". E isso basta.

E foi assim que familiares, amigos e tantos "avós" e tantas crianças da creche, responsáveis técnicos e funcionários do Lar, que a Dona Elvira soprou as velas, com a energia de quem sabe aproveitar cada momento da vida!

Alguém disse que "é um exemplo de força, sabedoria e amor". Parabéns Dona Elvira!

Fotografia destaque: Centro Social e Paroquial de São João das Lampas
Fotografia: Correio de Sintra

Artigo Anterior
Mau tempo regressa a partir desta sexta-feira
Artigo Seguinte
Marta Louro dá nome a parque do Penedo

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025