• Quarta-feira, 13 Agosto 2025

SMAS de Sintra vão atribuir gratuitamente mais 600 compostores domésticos


Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão atribuir gratuitamente mais 600 compostores domésticos no âmbito do projeto ‘Compostagem É Reciclar e Reutilizar - Ser Melhor pelo Ambiente!’.

As inscrições serão analisadas por ordem cronológica de submissão e o levantamento a decorrer no estaleiro dos SMAS de Sintra, situado no Ouressa Park. Para o levantamento do compostor por parte do munícipe, é necessária a assinatura de Declaração de Aceitação das normas de participação, em que é assumido o compromisso de utilizar o equipamento em exclusivo para o fim previsto, ou seja, a valorização de resíduos orgânicos.

Os SMAS de Sintra efetuarão depois o acompanhamento e monitorização do projeto, através de visitas periódicas ou aleatórias aos participantes, a quem é disponibilizado um Guião de Compostagem e o apoio técnico necessário.

Desde o arranque do projeto, já entregaram 1.500 equipamentos de compostagem, os primeiros 300 numa parceria com a Tratolixo, em 2020, e 1.200 nos últimos quatro anos, contemplando os munícipes de Sintra que dispõem de espaço (quinta, horta, jardim ou terraço com local em terra) para colocar o compostor com capacidade de 330 litros.

O projeto contempla, ainda, a compostagem comunitária, realizada por escolas, entidades e grupos de moradores, que já se traduziu na atribuição de 85 equipamentos.

Artigo Anterior
Obras de requalificação na Rua Cidade de São Paulo em São Marcos
Artigo Seguinte
Festival do Chocolate regressa ao largo da República em Agualva

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025