Mónica Pereira, é a CEO e Administradora da A-80 Saúde Sénior, projeto que nasceu por iniciativa própria em fevereiro de 2015, reunindo fortes ligações à área da Geriatria e com um amplo conhecimento nas vertentes de Gestão de Equipamentos e Cuidados Geriátricos.
“Pretendemos construir a cada dia a continuidade da autonomia, sentido crítico, liberdade, solidariedade e participação ativa dos nossos séniores”, que encontram aqui “um novo lugar para viver”, “uma casa que acolhe, escuta e valoriza as pessoas”.
A responsável destaca as vertentes Enfermagem (permanente), Psicologia (apoio psicológico individual e neuro-reabilitação cognitiva; Animação Sócio-Cultural (com Educadora Social); Fisioterapia de Manutenção e Reabilitação Física; Nutrição projeto inovador NUTRI A8+: Medicina Médico de Medicina Interna Terapia Ocupacional com Terapeuta Ocupacional e Psicomotricidade.
Entre outros projectos e iniciativas, Mónica Pereira destaca o NUTRI A8+ para os residentes com demência, que já não têm capacidade de coordenação dos talheres e pegam à mão e para os que já têm disfagua para sólidos, ou seja já têm dificuldades na deglutição. “Tem a ver com a alimentação adequada a esta população porque a certa altura deixam de ter percepção do uso do garfo e da faca e então nós, modificamos a textura do alimento mantendo as mesmas características”, explica.
“Gerir não é fácil e sobretudo quando faltam recursos humanos, em particular nesta área”, refere Mónica Pereira, que diz nunca ter percebido ou sentido qualquer discriminação pelo facto de ser mulher no exercício da sua atividade profissional. “Talvez em outras áreas” argumenta. “Creio que essa questão já não se coloca tanto. Penso mesmo que é mais alarmismo que outra coisa”.
Compatibilizar a sua atividade profissional com a vida familiar, “não é problema! Mais complicado nesta altura é o Mestrado com especialização em Saúde Mental” que teve início em outubro de 2023 terminando em fevereiro de 2025, faltando apenas a fase de discussão pública, remata Mónica Pereira.