• Quinta-feira, 7 Agosto 2025

“Honrar a palavra é o melhor que melhor nos define”


Anabela Filipe teve uma vida difícil, conquistada a pulso até construir a sua primeira pastelaria “Colmeia de Mel”, em Agualva. Sem esperar viu-se sozinha e com o filho nos braços. A sua vida deu uma volta em plena pandemia.

“Foi um momento da minha vida muito difícil”, não só nível pessoal, mas também com problemas financeiros para garantir os compromissos de gestão e manutenção da empresa. Mas, “com enorme esforço e uma grande vontade de dar a volta à vida”, Anabela conseguir ultrapassar obstáculos e conquistar a sua independência e autonomia financeira.

A pastelaria Colmeia de Mel, é resultado do seu esforço mas também do “empenho, coragem e determinação”. “Sou uma mulher muito despachada ao balcão e gosto muito daquilo que faço e do contacto com o público, refere a empresária “com muito orgulho e sucesso pleno a nível empresarial”.

No mundo dos negócios, “é difícil de gerir pessoas e sobretudo, quando uma mulher está na liderança. É sempre muito complicado e o que mais noto é o comportamento das pessoas”. Anabela estranha a “falta de interesse e de profissionalismo e acima de tudo de caráter” e em particular no setor da restauração. “Antes havia respeito pelo posto de trabalho e sobretudo na contratação de pessoal que queira trabalhar e hoje verifico que as pessoas banalizam o seu local de trabalho e pior, não se preocupam em perde-lo, mesmo com ordenado acima da média”, estranha.

Não sabe se é uma mulher de sucesso, porque ainda tem “sonhos a concretizar”, no mundo empresarial. Mas é uma mulher de palavra. “Honestidade, caráter e dignidade”, fazem parte da sua maneira de estar e lidar com os outros. “Honrar a palavra é o melhor que melhor nos define”.

Ser mulher nunca foi um problema, apesar de reconhecer que “no geral os homens não gostam de ser mandados por mulheres. Não nos levam a sério porque não nos reconhecem capacidade”, refere Anabela Filipe com alguma estranheza, prometendo continuar a “seguir de perto todo o funcionamento e dinâmica do negócio, a gerir e a tomar decisões”.

Artigo Anterior
“Sou muito focada no trabalho e a família é um pilar importante”
Artigo Seguinte
“É importante saber dos limites com quem trabalhamos, para tomar decisões”

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025