Stela Lázaro é empresária e gestora das empresas Estores Bandarra e da Bandalumínios, empresas distintas, sediadas em Mem Martins que se complementam. A empresa Estores Bandarra foi adquirida por Stela a seu pai, já em idade de reforma e criou a Bandalumínios vocacionada para o fabrico de janelas em alumínio e PVC, fornecendo clientes como a Maxmat e Bricomarché, empresa com uma forte implantação no mercado nacional, criando 53 postos de trabalho.
“Um novo conceito que não existia no mercado. Normalmente era o serralheiro que fazia as janelas, porque não havia na altura uma fábrica só para fazer janelas”, explica Stela Lázaro, que assume a gestão da empresa, juntamente com o seu marido.
Conciliar a vida profissional com a familiar não é fácil para a empresária, embora conte sempre com o apoio incondicional do marido. O casal tem uma filha com 22 anos e um filho de 11 anos, Xavier Lázaro que se tem revelado um talento no desporto motorizado, no Kart. É o primeiro piloto português a triunfar na categoria Mini Gr. 3, em Itália e em outubro do ano passado conquistou a medalha de ouro ao representar Portugal nos FIA Motorsport Games e tornou-se o primeiro português a subir ao lugar mais alto do pódio daquele que é conhecido como os ‘Jogos Olímpicos’ do desporto motorizado.
A dinâmica familiar implica um enorme esforço logístico com deslocações frequentes a Itália. “Mas é muito gratificante”, refere com alguma emoção Stela Lázaro, que ainda arranja tempo para ir ao ginásio.
Praticou karaté, andou no ballet, teve aulas de jazz e danças de salão. O Flamenco é a sua paixão, integrando a Academia de Dança “aí a Dança”, em Sintra.
Sobre o Dia Internacional da Mulher, a “sociedade em geral é machista. Aceita as mulheres, mas quando se trata de assumir o poder é mais complicado”, considera. “Já conseguimos alterar a imagem da mulher dona de casa de antigamente, mas temos sempre que lutar muito mais para conquistar qualquer coisa!”, destaca Stela Lázaro.