• Quinta-feira, 7 Agosto 2025

Antigo Externato em Massamá transforma-se em habitação precária para dezenas de imigrantes


Um edifício abandonado na zona de Massamá, transformou-se, à margem da lei, numa habitação precária para dezenas de pessoas e um foco de crise social que passa indiferente às autoridades, apesar de várias denúncias.

A notícia foi avançada pela revista Sábado que recebeu várias denúncias sobre a transformação de um estabelecimento de ensino privado, o Externato Novos Rumos, numa habitação improvisada para dezenas de pessoas, muitas das quais imigrantes.

Localizado em Massamá, o edifício, que outrora foi um centro educativo reconhecido do concelho de Sintra, encontra-se agora degradado e alberga perto de uma centena de moradores. Distribuídos por vários quartos, em condições precárias, alguns chegam a pagar 500 euros mensalmente, sem contratos ou qualquer recibo dos pagamentos realizados.

Segundo a Sábado, os vizinhos relatam uma constante entrada e saída de pessoas no edifício, com sinais evidentes de que está a ser habitado, luzes acesas, roupa estendida nas janelas e os vestígios de um espaço que, em tempos, foi o local de ensino de crianças.

Os inquilinos pagam por um espaço que tem uma cama e podem depois utilizar as zonas comuns para refeições e outras necessidades do quotidiano. O edifício possui vários andares da antiga escola, mas que agora foi “transformado” em 53 quartos.

Os vizinhos denunciam uma movimentação constante de pessoas, em algumas ocasiões, surgem até tendas no antigo pátio de recreio, o que agrava ainda mais a situação. De acordo com as informações obtidas pela Sábado, a população residente pode ultrapassar as cem pessoas, sendo que parte deste grupo chegou recentemente a Portugal.

A situação de crise social prolonga-se no local, sem qualquer mecanismo visível de proteção do Estado, que apoie os mais carenciados e evite a sua exploração.

Externato Novos Rumos abandonado | DR Revista Sábado

Imagem: DR Sábado

Artigo Anterior
Município reforça apoio a projetos culturais e de inclusão social
Artigo Seguinte
Tradicionais Festas honra de São José no Algueirão

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025