• Quinta-feira, 7 Agosto 2025

Autoridades fiscalizam antiga escola em Massamá onde moram cerca de 100 pessoas


A PSP e Polícia Municipal de Sintra estão a fiscalizar o antigo Externato Novos Rumos, em Massamá, onde moram cerca de 100 pessoas em condições muito precárias.

Entretanto à Lusa a porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, subcomissária Ana Raquel Ricardo, explicou que a operação de hoje teve lugar “após uma denúncia anónima” que dava conta de que o antigo colégio, ao abandono devido a insolvência do proprietário, estava a ser usado “como alojamento de forma ilegal”.

De acordo com a responsável, a fiscalização ao espaço deu conta da existência de 50 quartos, dos quais, pelo menos 29 estavam ocupados por cidadãos estrangeiros, de diversas nacionalidades, todos de forma regular no país.

Durante a operação, que teve início cerca das 08h30, foram localizados 38 adultos e 13 crianças.

Segundo Ana Raquel Ricardo, as autoridades detetaram também que a infraestrutura tinha sido alvo de obras para que as salas pudessem albergar pessoas, nomeadamente cozinhas e casas de banho.

Ainda de acordo com a responsável, era um familiar do antigo proprietário que estava a arrendar os quartos.

A situação já era conhecida das autoridades, devido ao “entra e sai de pessoas do local” e “algumas denúncias anónimas”, tendo levado a esta ação de fiscalização.

Segundo a subcomissária, a operação já terminou e as pessoas aguardam uma solução de alojamento, estando já a ser acompanhadas pelos serviços sociais da Câmara de Sintra.

No local estiveram, entre outros, elementos da Polícia Municipal de Sintra, Núcleo de Fiscalização de Estrangeiros, PSP de Massamá e ASAE, que verificou “não haver condições de habitabilidade” no edifício.

[Em atualização]

Artigo Anterior
"Open Day para Futuros Estudantes" na Academia de Ensino Superior de Mafra
Artigo Seguinte
Implementação de sentidos únicos em Paiões e Francos

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025