• Quarta-feira, 6 Agosto 2025

Exposição “TEMPVS FVGIT – Relógios de Sol do Concelho de Sintra” em Pêro Pinheiro


Vai estar patente ao público no Espaço Cidadão de Pêro Pinheiro, de 20 de março a 19 de abril, a exposição de fotografia “TEMPVS FVGIT – Relógios de Sol do Concelho de Sintra”.

A exposição de Emília Pires, fotógrafa de Sintra, é composta por cerca de 60 fotografias sobre a temática dos relógios de sol e pretende ser um primeiro inventário dos relógios de sol existentes em Sintra e aprofundar o seu estudo científico, histórico e artístico.

Esta mostra pretende contribuir para a documentação e divulgação deste vasto e rico património municipal, alertando para o esquecimento a que muitos exemplares têm sido votados no decurso das últimas décadas.

Em Sintra encontram-se diversos relógios de sol inseridos em edifícios religiosos e públicos, em palácios, palacetes ou nas casas típicas saloias da zona rural. Estes relógios são pedras carregadas de história e simbologia, que conjugam a técnica da cantaria com dois ramos fundamentais do saber: a astronomia e a matemática.

A exposição assume a expressão latina inscrita no relógio de sol localizado no Colégio Vasco da Gama, na freguesia de Queluz e Belas, “TEMPUS FUGIT” (“o tempo foge”).

Se conhece um relógio de sol que não esteja incluído na exposição, entre em contacto com o MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas através de e-mail ou pelo telefone 219 238 608.

Artigo Anterior
Condições atmosféricas encerram monumentos na Serra de Sintra
Artigo Seguinte
Cascais eleita Capital Europeia da Democracia em 2026

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025