• Domingo, 3 Agosto 2025

Caravelas-Portuguesas chegam às praias de Sintra e Algarve


O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para “números poucos habituais” de caravelas-portuguesas nas praias portuguesas, espécie que “exige mais cautela”, por ser “muito urticante” e de "provocar queimaduras graves”.

As autoridades dão conta de dezenas de Caravelas Portuguesas, que têm sido avistados em praias portuguesas, desde o Magoito (Sintra) até à Terra Estreita, em Tavira (Algarve). 

O IPMA publicou um alerta para o avistamento nos últimos dias de Physalia physalis (apelidada de Caravela Portuguesa devido ao seu formato) em praias portuguesas “em números pouco habituais” – em alguns casos mais de 50 numa só praia.

O GelAvista, relembra os cuidados a ter em caso de contacto inadvertido: deve limpar bem a zona afetada com água do mar e retirar quaisquer pedaços de tentáculos que possam ter ficado presos na pele, com uma pinça. Poderá aplicar vinagre e compressas quentes e, evitar o uso de álcool e água-doce. Em caso de queimadura extensa, deverá procurar um profissional de saúde.

A informação de cada avistamento (data, local, número de organismos e fotografia com objeto a servir de escala) deverá ser enviada para o email plancton@ipma.pt, ou através da aplicação GelAvista disponível para todos os dispositivos móveis.

Fotografia: DR GelAvista

Artigo Anterior
Na Hora do Planeta desligue as luzes
Artigo Seguinte
Derrocada do muro na Rua do Paço, na Vila de Sintra

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025