Parte do muro da Quinta do Palácio da Vila na Rua do Paço, no Centro Histórico de Sintra, não resistiu ao mau tempo dos últimos dias e ruiu para a via pública impossibilitando a circulação de peões e viaturas.
Tudo aconteceu esta madrugada de domingo, pelas 03h00. Não há registo de vítimas, mas os danos são elevados. As imagens recolhidas e publicadas nas redes sociais pelos "Amigos da Vila Velha", cerca das 17h00 de ontem, dão uma ideia da dimensão dos estragos.
"Por milagre, a derrocada do muro da Quinta do Palácio da Vila aconteceu durante a madrugada deste domingo, não havendo registo de vítimas", refere Paulo Parracho, presidente da União das Freguesias de Sintra. "Um final de mês trágico para o património natural e edificado de Sintra", desabafa o autarca na sua página de facebook.
Grande parte do muro da Quinta do Palácio na Rua do Paço, desabou ocupando a via publica e parte de uma propriedade privada.
Não são oficialmente conhecidas as razões que terão estado na origem desta derrocada, mais tudo indica que o mau tempo dos últimos dias, provocado pela passagem da depressão "Martinho", terá tido influência. É pelo menos essa a convicção de quem conhece a zona.
Está interdita à circulação de peões e viaturas até que seja reposta todas as condições de segurança.
[Notícia em atualização]
Fotografias: DR Amigos da Vila / Facebook