AS condições meteorológicas sentidas nos últimos dias obrigam, por razões de segurança, a manter encerradas as cancelas existentes no perímetro florestal sul da Serra de Sintra, durante esta terça-feira, 25 de março e até que a situação de risco diminua e estejam garantidas as condições de acesso em segurança.
Segundo a autarquia de Sintra, as cancelas permanecerão encerradas enquanto se mantiver a situação de risco e em pontos estratégicos serão colocadas equipas para evitar a circulação de visitantes no perímetro. Também os monumentos no interior da Serra de Sintra permanecem encerrados.
Assim estão interditos os percursos do: Cruzamento da Azóia; Caminho da Urca / Pedras Irmãs; Cruzamento dos Capuchos - acesso ao Monge; Cruzamento dos Capuchos - acesso ao cruzamento da Portela; Cruzamento da Portela - acesso ao cruzamento dos Capuchos; Cruzamento da Portela - acesso à Azóia, com recurso a cancelas e ainda Estrada dos Capuchos. Também a EN-9-1, no percurso entre Lagoa Azul e a localidade da Malveira da Serra, se mantém encerrada.
Apenas o acesso à Calçada da Pena será reaberto, mas será fortemente condicionado. O Palácio Nacional da Pena reabre com alguns condicionamentos, tanto no acesso como na visitação. (para mais informações consulte: parquesdesintra.pt)
Durante este período poderão apenas circular nos locais interditos: veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil, residentes e pessoas que aí exerçam atividade profissional ou que prestem assistência a pessoas vulneráveis.
Fotografia: DR CMS