• Quarta-feira, 13 Agosto 2025

Raquel Ferrajão afirma-se como referência entre pilotos femininos no karting


Com apenas 18 anos, Raquel Ferrajão tem estado em evidência no karting nacional e já subiu ao pódio tanto na Rotax Cup (Braga), como na prova de arranque do Campeonato de Portugal Rotax (Portimão). Jovem piloto de Sintra também se destacou nas primeiras experiências com um Caterham e afirma-se como uma referência entre as pilotos femininas.

Depois de ter sido vice-campeã do Troféu Easykart em 2022, Raquel Ferrajão tem tido uma evolução notável no karting em Portugal, onde já é uma das mais fortes pilotos da categoria DD2 (karts com motores Rotax de 125cc e caixa de duas velocidades).

Em fevereiro, a jovem piloto de Sintra capitalizou todo o trabalho feito na pré-época e conseguiu um pódio (3.º lugar) na primeira competição oficial da época, a Rotax Cup, disputada no Kartódromo Internacional de Braga.

Raquel Ferrajão tem estado em evidência no karting nacional

Esse resultado, e o andamento demonstrado na pista bracarense, foram depois confirmados no arranque do Campeonato de Portugal Rotax, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, onde Raquel Ferrajão voltou a subir ao pódio, no 3.º lugar da categoria DD2 Sénior. A exibição no Algarve foi ainda mais significativa porque Raquel Ferrajão demonstrou a sua velocidade à chuva e em piso seco, provando que já é uma piloto completa (apesar da relativa pouca experiência no karting ao mais alto nível).

Estreia positiva com um Caterham

Recentemente, a promissora piloto sintrense também participou nas provas de seleção da FPAK Ladies Cup, a competição para pilotos femininas nos Caterham da Velocidade. Foi uma das pilotos mais rápidas do dia, foi selecionada para o programa, mas adiou a participação no campeonato devido à falta de apoios financeiros. Um objetivo, contudo, que não está afastado.

Raquel Ferrajão

“Trabalhei muito para chegar a este nível e estou contente com o nosso arranque de temporada”, afirmou Raquel Ferrajão, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS. “Tenho treinado bastante em pista e também a vertente física, além de ter um simulador em casa para me manter ativa e treinar as pistas”.

Todo o seu trabalho e envolvimento tem dado frutos, apesar de fazer um enorme esforço para conciliar a minha paixão pelo karting com os estudos. “Estou no 12.º ano e o meu objetivo é entrar para a Faculdade, sem nunca abdicar deste sonho de ser piloto. Hoje as mulheres já conquistaram por mérito o seu lugar no karting e no desporto automóvel“, refere.

Questionada sobre as emoções sentidas com a subida ao pódio na Rotax Cup, “senti uma enorme felicidade, foi um prémio por todo o trabalho e também para a minha família e para a equipa, a Birel ART Portugal – Escola de Karting do Oeste. Como também começámos bem o Campeonato, a missão agora é manter esta performance ao longo da temporada e, no futuro, conseguir os apoios que me faltaram para dar o ‘salto’ para os automóveis”, refere a jovem piloto de 18 anos, – um nome a seguir com atenção.

Artigo Anterior
Colisão faz um morto e dois feridos em Palmeiros
Artigo Seguinte
CUSCS protesta pela "situação grave" da USF de Mira Sintra "sem médico de família"

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025