• Quarta-feira, 6 Agosto 2025

"O lugar do Pêro Pinheiro é no Campeonato de Portugal"


O Clube Atlético de Pêro Pinheiro desceu de divisão e regressa à 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), precisamente no ano em que celebra 80 anos de história. É um momento de reflexão para traçar novos rumos e objetivos, sem perder de vista o Campeonato de Portugal.

“Claro que estou triste com a descida, encaro-a como uma derrota pessoal. No entanto, mantenho a vontade e a energia para disputar o próximo campeonato na 1.ª Divisão da distrital, onde já conquistámos tudo”, afirmou João Moucheira, presidente do CAPP, em declarações ao Correio de Sintra e ao Sintra Notícias. Apesar da desilusão, Moucheira mostra-se confiante: “O lugar do Pêro Pinheiro é no Campeonato de Portugal.”

No panorama distrital, recorda que o clube já venceu todas as competições disponíveis, incluindo algumas que entretanto deixaram de existir. Destaca também o percurso positivo nos Campeonatos Nacionais ao longo dos últimos quatro anos, sublinhando que o Pêro Pinheiro é “um clube de referência” que deixou uma “marca relevante” nas competições nacionais.

"O lugar do Pêro Pinheiro é no Campeonato de Portugal" --- João Moucheira

João Moucheira, presidente do CAPP

Os resultados desta temporada no Campeonato de Portugal ditaram a descida, com a equipa de Sintra a terminar na última posição da tabela classificativa. “Encaramos este revés como um passo atrás para, futuramente, darmos dois em frente”, comenta João Moucheira, que assegura querer ouvir os sócios e a comunidade antes de definir o futuro: “Temos de decidir se queremos manter-nos no campeonato distrital ou criar as condições necessárias para fazer crescer o clube, tanto na formação como na equipa sénior.”

Moucheira reforça a convicção de que o Pêro Pinheiro tem potencial para regressar ao Campeonato de Portugal, mas admite que são precisas mudanças: “É fundamental reestruturar o clube e geri-lo como uma empresa. No ano do 80.º aniversário, João Moucheira considera que é um bom momento para refletir.

“É uma ocasião para celebrar, mas também para ponderar o que os sócios querem para o futuro do clube. Ou seguimos por um caminho mais virado para o amadorismo e formação, ou criamos as estruturas necessárias para crescer, porque já somos grandes.”

“O Pêro Pinheiro, sempre fez muito com muito pouco” --- João Moucheira

Nascido e criado em Pêro Pinheiro, João Moucheira é uma figura incontornável do Atlético de Pêro Pinheiro. Ex-jogador e agora como dirigente desportivo tem acompanhado de perto o percurso da equipa ao longo da sua vida. “Comecei a minha carreira aqui aos 13 anos, passando por todas as etapas até chegar à equipa sénior. Aos 28 anos, iniciei uma nova fase como dirigente desportivo, função que desempenhei durante cerca de dez anos”, recorda.

Embora nem sempre tenha sido possível exercer o cargo a tempo inteiro, e com algumas pausas pelo meio, João Moucheira regressa sempre que solicitado. Nos últimos cinco anos, a sua presença tornou-se mais assídua, assumindo responsabilidades em várias áreas da gestão e administração do clube.

Mais recentemente, aceitou o desafio de substituir o anterior presidente do Atlético de Pêro Pinheiro (ACPP), que se demitiu após os maus resultados na Liga 3, que culminaram na descida ao Campeonato de Portugal.

O futebol continua a ser a única modalidade praticada no Pêro Pinheiro, que orgulhosamente mantém ativos os escalões de formação desde os cinco anos até aos seniores, envolvendo mais de 200 atletas.“Costumamos dizer que o Pêro Pinheiro, sempre fez muito com muito pouco. Tem sido assim ao longo dos anos. Acho que chegou a altura de fazer tudo pelo clube, que já é grande”.

Jornal Correio de Sintra com Sintra Notícias

Notícia também na edição desta semana do Jornal Correio de Sintra

Artigo Anterior
"The Black Mamba" assinalam 25 de Abril com concerto gratuito no Olga Cadaval
Artigo Seguinte
Especial Páscoa na Quintinha de Monserrate

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025