• Quarta-feira, 6 Agosto 2025

Festival do Mexilhão regressa à Praia das Maçãs


O Festival do Mexilhão regressa na sexta-feira santa (18 de abril) e no sábado 19, à Praia das Maçãs, em Colares. Um iniciativa de sucesso que começa logo pela manhã com a apanha mexilhão e que prossegue depois com o festival do Mexilhão, este ano junto ao Mercado da Praia das Maçãs.

O evento de entrada livre é organizado pelo Clube Recreativo da Praia das Maçãs em parceria com a Junta de Freguesia de Colares, vai funcionar em permanência, entre as 13h00 e as 24h00, contando também com ações de animação e música ao vivo.

“Tem como objetivo dinamizar a economia e o turismo local, com o propósito de atrair visitantes à nossa freguesia”, refere Pedro Filipe, presidente da Junta de Colares, acrescentando que “o festival está cada vez mais concorrido e funciona como ponto de encontro e de partilha de famílias e amigos para se passar um dia diferente e com o mar aqui ao lado”.

"O festival está cada vez mais concorrido e funciona como ponto de encontro e de partilha de famílias e amigos para se passar um dia diferente" --- Pedro Filipe

O Festival do Mexilhão vai ao encontro de uma tradição antiga, associada à crença cristã, que recomenda não comer carne na sexta-feira Santa (18 de abril), dia em que as praias são invadidas por amigos e familiares, que procuram as rochas para apanhar mexilhão, para consumo próprio.

”Uma tradição com muitos anos e que se mantém até ao nossos dias”, refere Pedro Filipe, destacando a azáfama, saudável e descontraída dos Colarenses e de outras pessoas da região, na apanha do mexilhão, durante a manhã de sexta-feira santa.

Durante os dois dias do Festival do Mexilhão, não falta cerveja, água, vinho e sangria para acompanha as refeições, servidas em permanência, entre as 12h00 e as 23h00.

Festival do Mexilhão, na Praia das Maçãs | Foto: Vitalino Cara d'Anjo

A música é outro ingrediente importante que consta do cardápio musical do evento com os “Sék mintendes” e os “Bombos de Mafra” (sexta) e com o Trio Cadmira +1 (sábado) proporcionando momentos de descontração mas também de dança, canto e animação a quem não conseguir ficar sentado.

Como sempre acontece, no Mercado da Praia das Maçãs, os visitantes podem usufruir ainda de uma mostra de artesanato, gastronomia, queijos, enchidos e outros produtos produzidos na região, como o “Gin Cacimba”, que este se associa à iniciativa da Junta de Freguesia de Colares em parceria com Clube Recreativo da Praia das Maçãs e o apoio da Câmara Municipal e dos SMAS de Sintra.

Artigo Anterior
Duas pessoas esfaqueadas na Tapada das Mercês
Artigo Seguinte
Padre Avelino anuncia no Domingo de Páscoa a “Ressurreição de Cristo”

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025