• Domingo, 10 Agosto 2025

Exposição “Onde o sol se apaga no Oceano”, no MASMO


O MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, na União das Freguesias da Terrugem e São João das Lampas, promove mais uma visita guiada à exposição “Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano”, no dia 11 de janeiro, às 15h00.

As peças expostas resultam dos trabalhos que decorrem no Sítio do Alto da Vigia, que a equipa de Arqueologia da Câmara de Sintra tem vindo a realizar desde 2008 até aos dias de hoje.

Ao longo de mais de uma década de escavações foi possível reencontrar e caraterizar alguns aspetos do Santuário Romano consagrado ao Sol e ao Oceano, descoberto acidentalmente no início do século XVI, constituindo a primeira descoberta arqueológica feita em Portugal.

Desta exposição destacam-se os altares consagrados ao Sol e ao Oceano, bem como significativos elementos arquitetónicos, que facilmente nos transportam para a grandiosidade deste Santuário único – no âmbito do Império Romano –, que se encontra diretamente relacionado com os cultos astrais.

Acesso gratuito, mediante marcação
Informações e marcações: 219238608

Fotografia: DR MASMO

Artigo Anterior
Massamá e Monte Abraão promove inquérito de apoio ao comércio local
Artigo Seguinte
Galinhas da exploração na Assafora com gripe aviária morreram ou foram abatidas

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025