Este sábado 1 de fevereiro, realiza-se o espetáculo “Movimento Perpétuo (ou) A Poesia de Sempre”, promovido pelo Ai! a dança em três sessões consecutivas às 15h00, 18h00 e 21h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
“É no movimento que começa a vida. Trazemos uma história, rompemos com ela e reescrevemo-la para que a leve consigo impregnada dentro do peito como coisa sua. É no fugaz instante onde a eternidade se cumpre e se expande por todas as partículas de instante seguintes. E depois há coisas que nascem e que nunca morrem…. Perpetuam-se pelo tempo", pode ler-se na nota da produção do espetáculo enviada à imprensa.
É sobre este tema que no dia 1 de fevereiro de 2025, as Academias Ai!aDança trazem ao Grande Palco do Centro Cultural do Olga de Cadaval o espetáculo “Movimento Perpétuo (ou) A Poesia de Sempre”, que contará com três sessões consecutivas: 15h, 18h e 21h30.
Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Flamenco, Dança Oriental e Hip Hop serão algumas das linguagens que subirão a cena. Trata-se do primeiro espetáculo do ano letivo 2024/25 das Academias Ai!aDança (Sintra I, II, III, Loures I e II, São João da Talha, Pontinha, Montelavar, Sacavém, AAEA Ensino Articulado Ai!aDança, Curso de Intérprete Dança Contemporânea EPRPS e Convidados).
As criações do espetáculo são assinadas pelos coreógrafos Ai!aDança: António Neves, Carolina Oliveira, Carla Morais, Carla Rocha, Catarina Faria, Catarina Fernandes, Diana Correia, Cris Aysel, Isabella Henriques, Lucília Bahleixo, Marina Petrolati, Marta Martinez, Maria Angelina Miranda, Nicola Dias, Raquel Rosa, Rita Rosa, Rita Rato, Sancha Fonseca, Sara Pina, Sofia Castro, Sofia Melo, Telma Fonseca e Tiago Estrada.
Para além disso, reúne as estruturas convidadas: Academia de Jovens do Casalinho da Ajuda, All For Dance, Belas Dance Center, Centro Shotokai de Queluz, Escola de Recuperação do Património de Sintra, Academia de Dança Ana Calafate, Escola de Ballet Virgem do Carrapito e Freiria Sport Clube.
Contará ainda com dois profissionais convidados na música: Tiago Morais, na gaita de foles e Cátia Moreso, considerada pelos especialistas da área uma das melhores vozes mezzo soprano do mundo. E ainda haverão mais surpresas! Honrando a interdisciplinaridade que o Ai!aDança faz sempre questão de trazer a cena nos seus apresenta ainda um momento de acrobacia aérea.
A direção artística, na voz de Lucília Bahleixo refere, por fim, “o que nos move é criar eventos onde tanto o elenco como o público fiquem marcados positivamente e para sempre. Fazer arte, é, para nós, talvez das coisas mais leves e insustentáveis em simultâneo. Provocar emoções daqueles que se perpetuam na alma, mesmo quando a cortina fecha e o espetáculo acaba.”
A Produção está a cargo do Ai!aDança, Atelier de Produção de espetáculos. A Direção Técnica sob a responsabilidade de Aprestos, Pedro Rua, e com sonoplastia de Miguel Escada.