Depois de muitos anos de empenho e dedicação na defesa do Património de Agualva-Cacém a Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, prestou homenagem a título póstumo, à professora Clara Rocha dos Santos. Geógrafa de formação, docente e cidadã, destacou-se também na comunidade "pelo seu empenho na defesa do património da cidade de Agualva-Cacém".
A iniciativa que incluiu a plantação de uma árvore e o descerramento de uma placa em memória da cidadã, foi promovida pela União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, a partir de uma proposta conjunta do Bloco de Esquerda e Partido Socialista. Helena Cardoso, presidente daquela autarquia, destacou na ocasião a "homenagem simbólica que assinala o reconhecimento público de uma vida dedicada ao nosso território e à comunidade".
A homenagem contou com representantes das forças vivas locais e elementos do executivo de Agualva Mira Sintra, Cristina Mesquita e Ricardo Varandas dos Santos, do deputado municipal André Beja (BE) o professor e historiador Rui Oliveira, familiares entre outros.
Recorde-se, Clara Rocha dos Santos faleceu em 2023, aos 71 anos de idade. Foi professora na Escola Ferreira Dias durante muitos anos, sendo também conhecida pelo seu envolvimento em "defensora de causas" junto da comunidade.
Fotografias: UF de Agualva e Mira Sintra