O Clube de Futebol “Os Montelavarenses” sagrou-se campeão da 3.ª Divisão – Série 2 da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), época 2024/25, após vencer, no passado domingo, a equipa de Rio de Mouro. A conquista do título garantiu a subida à 2.ª divisão, a duas jornadas do fim do Campeonato.
Orientada por Fábio Santos, a equipa teve uma época notável: somou 21 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas em 28 jogos, totalizando 67 pontos. Ainda restam dois jogos por disputar, frente ao Tenente Valdez (2.º classificado) e, em casa, contra o CD Belas (6.º classificado).
“Sabiamos perfeitamente o que era preciso para atingir o objetivo. Reforçámos o plantel com alguns jogadores e, desde a terceira jornada, liderámos a tabela até ao fim”, afirmou o treinador Fábio Santos, visivelmente satisfeito com o desempenho da sua equipa. “Fomos muito competentes e só posso estar grato.”
No início da temporada, formações como Rio de Mouro, Sanjoanense, Arsenal 72 e Sintrense B eram apontadas como favoritas à subida de divisão. A esse grupo juntou-se o Tenente Valdez, que se destacou ao longo da prova.
“Tínhamos de ser muito consistentes para alcançar a subida, e conseguimos”, reforçou Fábio Santos, revelando que o objetivo inicial da direção era terminar entre os cinco primeiros. “As coisas acabaram por correr muito bem e conseguimos subir de divisão.”
Quanto à continuidade no comando técnico, o treinador admite que ainda não há decisões tomadas. “Neste momento, nada está definido. Ainda não houve tempo para isso, mas acredito que o clube tem condições para fazer uma boa época no próximo ano”, sublinhou. Para Fábio Santos, o Montelavarense apresenta hoje “uma estrutura sólida e consolidada”, destacando o trabalho da direção liderada por José Ribeiro, presidente do clube.
No dia seguinte à conquista do título, a 5 de maio, o clube assinalou o seu 105.º aniversário com uma cerimónia simbólica do hastear da bandeira. As celebrações continuam a 18 de maio, às 15h30, com o lançamento do livro “100 Anos de História”, da autoria de Silvestre Rosa, no restaurante do Vimal, junto ao campo de jogos dos Montelavarenses. Às 17h00, realiza-se o último jogo da época frente ao CD Belas.
As comemorações do 105.º aniversário contam com o apoio da Câmara Municipal de Sintra e da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.