• Sexta-feira, 22 Agosto 2025

Colónia de Gatos no Jardim das Olarias em Varge Mondar


Em Varge Mondar, na freguesia de Rio de Mouro, há uma colónia de gatos, a viver num recanto do Jardim das Olaias, devidamente sinalizada e acompanhada por uma rede de cuidadores credenciados, pelo seu bem-estar. Alexandre Arez não hesitou em dar parte do seu dia a dia, em “prol da comunidade na defesa da dignidade dos animais”, tendo em conta fenómenos de desrespeito e abandono pelo seu bem estar.
”Em 2020, iniciei capturas de gatos a morrer, largados à sua sorte, com elevadas carências alimentares”, refere Alexandre Arez que decidiu arregaçar as mangas, conseguindo dar uma nova vida a uma comunidade de gatos abandonados.
Chama-lhes, “Meninos do Jardim das Olarias”, comunidade constituída por 13 gatos “todos esterilizados”, no âmbito de um programa com o gabinete Médico e Veterinário da Câmara de Sintra, denominado “capturar, esterilizar e devolver”.


“O primeiro abrigo para estes ‘meninos’ foi-me oferecido pelo movimento movidoaquatropatas, em Almargem do Bispo, sendo único na freguesia”, refere Alexandre Arez com algum orgulho, lembrando só faltar uma “base e vedação para total proteção dos animais”, situação que a Junta de Freguesia de Rio de Mouro, já se disponibilizou em ajudar.


”Todos os dias é imperativo alimentar, lavar e substituir os utensílios para as refeições, sacudir os cobertores e varrer o abrigo. É a única forma de perceber se os ‘meninos’ da família numerosa felina dormiram em casa, algo que, como tratador atento, gosto de saber”, faz saber Alexandre Arez.


A iniciativa é apoiada pela Animalife, que disponibiliza alguma alimentação e pelo Canil Municipal de Sintra. Ainda assim, Alexandre Arez apela à “ajuda de todos, quer seja através de ajuda física e/ou comida, para que o ‘Jardim das “Olarias’ continue a florescer e os gatos a bem viver”.

Artigo Anterior
Construção de campo de rugby na Visconde Juromenha
Artigo Seguinte
"Há Vida Escondida no Solo" no Espaço SMAS na Ribeira de Sintra

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025