• Sexta-feira, 15 Agosto 2025

Explosão numa conduta de gás na Serra das Minas faz dois feridos graves


Uma forte explosão, que terá sido originada por uma fuga de gás, num prédio na Serra das Minas, freguesia de Rio de Mouro (Sintra), esta quarta-feira, provocando dois feridos graves, de 60 e 35 anos e que ficaram com queimaduras em 90% do corpo.

O homem de 60 anos foi transferido inicialmente para o Hospital de Cascais e, posteriormente, por via aérea para o Hospital de Coimbra. Já o ferido de 35 anos foi transferido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

O alerta foi dado, segundo informação da Proteção Civil, às 15h24, tendo sido mobilizados vários meios para o local.

Os moradores no prédio em Rio de Mouro, onde ocorreu a explosão não puderam pernoitar no edifício e a autarquia de Sintra disponibilizou realojamento a um casal, uma vez que não dispunha de outras alternativas de habitação.


A explosão aconteceu na sequência de obras de reparação na conduta de gás. Os danos são avultados no edifício e ainda em dois outros prédios de quatro andares, a necessitar de avaliação estrutural.

Em comunicado a empresa que distribui o gás canalizado no imóvel refuta responsabilidades no acidente. Em comunicado, a DIGAL assume ser a "distribuidora de gás canalizado para o imóvel afetado pela ocorrência e responsável pela respetiva rede abastecedora".

No entanto, esclarece que "não houve qualquer intervenção, obra ou reparação, levada a efeito pela DIGAL ou a seu mando" na rede distribuidora de gás canalizado que abastece o imóvel, ou na área em que o mesmo se situa.

No local estiveram 44 operacionais acompanhados de 16 carros.

(em atualização]

Artigo Anterior
Autarquia vai custear viatura dos Bombeiros de Agualva Cacém destruída em incêndio
Artigo Seguinte
HMB atuam no Alegro Sintra Summer Sound

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Correio de Sintra | 2025