"As Ressuscitadas", texto inédito de Miguel Falcão, vencedor do prémio Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas 2022, é a mais recente criação da Companhia de Teatro de Sintra - Chão de Oliva, e estreia já no dia 28 de novembro.
O espetáculo estará em cena na Casa de Teatro de Sintra e conta com a encenação e interpretação de Susana C. Gaspar, Paula Pedregal e Nuno Correia Pinto.
A peça explora a força e superação de duas mulheres que saem das sombras e da violência de que são vítimas, numa cultura profundamente patriarcal, onde a misoginia internalizada e a opressão masculina cultivam o medo no dia-a-dia das mulheres.
“Esta encenação, à semelhança dos espetáculos que temos apresentado ao longo deste ano, dá voz a temas associados à resistência e situações que estão, ainda hoje, muito presentes no dia-a-dia da mulher", de acordo com a direção artística do Chão de Oliva, em nota enviada ao Correio de Sintra.
"Este texto inédito, que conta com referências a vários autores como Samuel Beckett ou Chavela Vargas, pretende trazer a debate esta questão, mostrando como a cultura pode ser um veículo de sensibilização e reflexão de temas complexos que marcam a nossa atualidade”, pode ler-se.
Os três codiretores artísticos do Chão de Oliva, Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal e Susana C. Gaspar, unem-se pela primeira vez na criação deste espetáculo como encenadores e atores, partindo de referências estéticas do expressionismo e de um universo de desconstrução de códigos e signos.
Os ambientes físicos e sonoros do espetáculo estão a cargo de Luís Santos, artista plástico e cenógrafo, e Pedro Branco, músico e compositor. O desenho de luz é de Rui Seabra e a direção de atores de Susana Arrais.
A peça estreia dia 28 de novembro e estará em cena até 8 de dezembro, com apresentações às quintas e sábados, às 21h30, e aos domingos às 16h00.
Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline ou na página da bilheteira do Chão de Oliva, e têm um custo de 7,50€. Há vários descontos disponíveis que podem ser consultados na bilheteira online.
Recorde-se, o Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas é promovido pela Câmara Municipal de Sintra, em parceria com o Chão de Oliva. O texto vencedor, para além do prémio monetário, é levado a cena por uma das companhias residentes do Chão de Oliva, estrutura apoiada pela Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Sintra.