As Irmãs Hospitaleiras inauguraram na passada semana, 14 de novembro, o “Laboratório da Longevidade: AgeLab Sintra” na Casa de Saúde da Idanha, na União das Freguesias de Queluz e Belas, no concelho de Sintra.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, e de representantes das Irmãs Hospitaleiras, da Fidelidade, e de figuras de destaque na área da saúde e inovação social, que sublinhou a relevância do AgeLab Sintra enquanto modelo de inovação e de práticas de excelência no apoio à população sénior.
“A importância do trabalho desenvolvido entre a autarquia e a Casa de Saúde da Idanha que permite o acompanhamento da população ao nível da saúde mental e das demências, neste caso especial da saúde mental dos nossos idosos”, disse na ocasião o presidente de Câmara de Sintra.
A iniciativa pioneira em Portugal, desenvolvida com o objetivo de promover investigação e inovação na área da longevidade e da saúde mental, com um enfoque particular nas demências.
O AgeLab Sintra divide-se em dois polos dedicados: um voltado para o envelhecimento saudável e o outro especificamente para as demências, com a missão de aprofundar o conhecimento sobre estas áreas e implementar práticas de excelência que possam servir de modelo nacional e internacional.
A continuidade da colaboração entre a Câmara Municipal de Sintra e a Casa de Saúde da Idanha "revela-se essencial para o apoio à população, contribuindo para a materialização dos objetivos estratégicos do município de Sintra e concretização do Plano Local de Saúde".
Fotografia: @ CMS