A TRATOLIXO, com o apoio da Sociedade Ponto Verde, desenvolveu, entre setembro e novembro, uma campanha de sensibilização em televisão, inovadora e dinâmica a apelar à reciclagem do vidro, que pudesse impactar os portugueses residentes nas áreas de intervenção da TRATOLIXO, a saber, Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.
A mensagem ‘Basta reciclar mais 2 garrafas por mês, para Portugal atingir a meta de reciclagem deste material’, superou as expetativas, tendo chegado a mais de 100 mil lares, ou seja, mais de 200 mil pessoas, tendo o anúncio mais de 1 milhão e 500 mil visualizações.
“Cumprimos o objetivo! Esta campanha foi um êxito e é mais um importante passo na estratégia da TRATOLIXO em sensibilizar cada vez mais pessoas para a importância da separação, tratamento e reciclagem do vidro. Só com uma mudança de hábitos será possível atingir as metas de reciclagem propostas pela União Europeia”, afirma o Presidente da TRATOLIXO, Nuno Soares, em nota enviada ao Correio de Sintra e ao Sintra Notícias.
Por seu turno, Ana Trigo de Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, considera “fundamental continuar o trabalho de sensibilização junto dos cidadãos e a informar por que se deve reciclar. Neste caso, a campanha concentra-se no vidro, uma vez que é o material que continua a merecer mais atenção, pois os números da recolha seletiva estão aquém do necessário.”
A campanha está a ser alargada através de outros meios, como em outdoors itinerantes, que desde a segunda quinzena de novembro estão a circular na área geográfica onde atua a TRATOLIXO, sendo esta mais uma forma da campanha de sensibilização sobre a necessidade de separação do vidro chegar à população dos concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.