O Centro de Saúde de Pêro Pinheiro reabriu portas no dia 1 de abril, reiniciando a sua atividade após remodelação e renovação promovida pela Câmara Municipal de Sintra no âmbito PRR em parceria com a ULS Amadora/Sintra, visando a melhoria das condições físicas e de conforto para utentes e profissionais na prestação de cuidados de saúde à população.
A empreitada de conservação e beneficiação da unidade de saúde foi adjudicada por 350 mil euros com o objetivo de garantir um bom funcionamento e conforto, estando prevista a reabilitação de pavimentos, paredes e tetos, substituição da caixilharia, pintura exterior e isolamento térmico do edifício.
Financiadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para obras de conservação e beneficiação, tornaram o edifício energicamente sustentável, com a colocação de novas caixilharia, painéis solares, nova rede informática, novos espaços adaptados às necessidades atuais e pintura exterior e interior.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Lapiás vai servir a Unidade de Saúde Familiar (USF) Lapiás e os 9800 utentes inscritos na Unidade de Cuidados da Comunidade Albus Petra, com resposta comunitária na União de Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, e serviços de Psicologia, Terapia da Fala, Serviço Social e Higiene Oral.
A cerimónia incluiu uma visita às instalações e às equipas de Saúde que ali trabalham, contou com a presença do Conselho de Administração da ULS Amadora/Sintra, do Vereador da Câmara Municipal de Sintra, Eduardo Quinta Nova e com o presidente da Junta da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, Rui Maximiano.
Recorde-se, o encerramento da unidade de saúde por motivos por “motivo de obras, absolutamente indispensável”, obrigou a USF a funcionar transitoriamente nas instalações do Bombeiros Voluntários de Montelavar, desde março de 2023 a março de 2025, entrando ao serviço no dia 1 de abril, depois de concluídas obras de remodelação e renovação.
Notícia completa no jornal Correio de Sintra