O Clube Atlético de Pêro Pinheiro desceu de divisão e regressa à 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), precisamente no ano em que celebra 80 anos de história. É um momento de reflexão para traçar novos rumos e objetivos, sem perder de vista o Campeonato de Portugal.
“Claro que estou triste com a descida, encaro-a como uma derrota pessoal. No entanto, mantenho a vontade e a energia para disputar o próximo campeonato na 1.ª Divisão da distrital, onde já conquistámos tudo”, afirmou João Moucheira, presidente do CAPP, em declarações ao Correio de Sintra e ao Sintra Notícias. Apesar da desilusão, Moucheira mostra-se confiante: “O lugar do Pêro Pinheiro é no Campeonato de Portugal.”
No panorama distrital, recorda que o clube já venceu todas as competições disponíveis, incluindo algumas que entretanto deixaram de existir. Destaca também o percurso positivo nos Campeonatos Nacionais ao longo dos últimos quatro anos, sublinhando que o Pêro Pinheiro é “um clube de referência” que deixou uma “marca relevante” nas competições nacionais.
Os resultados desta temporada no Campeonato de Portugal ditaram a descida, com a equipa de Sintra a terminar na última posição da tabela classificativa. “Encaramos este revés como um passo atrás para, futuramente, darmos dois em frente”, comenta João Moucheira, que assegura querer ouvir os sócios e a comunidade antes de definir o futuro: “Temos de decidir se queremos manter-nos no campeonato distrital ou criar as condições necessárias para fazer crescer o clube, tanto na formação como na equipa sénior.”
Moucheira reforça a convicção de que o Pêro Pinheiro tem potencial para regressar ao Campeonato de Portugal, mas admite que são precisas mudanças: “É fundamental reestruturar o clube e geri-lo como uma empresa. No ano do 80.º aniversário, João Moucheira considera que é um bom momento para refletir.
“É uma ocasião para celebrar, mas também para ponderar o que os sócios querem para o futuro do clube. Ou seguimos por um caminho mais virado para o amadorismo e formação, ou criamos as estruturas necessárias para crescer, porque já somos grandes.”
Nascido e criado em Pêro Pinheiro, João Moucheira é uma figura incontornável do Atlético de Pêro Pinheiro. Ex-jogador e agora como dirigente desportivo tem acompanhado de perto o percurso da equipa ao longo da sua vida. “Comecei a minha carreira aqui aos 13 anos, passando por todas as etapas até chegar à equipa sénior. Aos 28 anos, iniciei uma nova fase como dirigente desportivo, função que desempenhei durante cerca de dez anos”, recorda.
Embora nem sempre tenha sido possível exercer o cargo a tempo inteiro, e com algumas pausas pelo meio, João Moucheira regressa sempre que solicitado. Nos últimos cinco anos, a sua presença tornou-se mais assídua, assumindo responsabilidades em várias áreas da gestão e administração do clube.
Mais recentemente, aceitou o desafio de substituir o anterior presidente do Atlético de Pêro Pinheiro (ACPP), que se demitiu após os maus resultados na Liga 3, que culminaram na descida ao Campeonato de Portugal.
O futebol continua a ser a única modalidade praticada no Pêro Pinheiro, que orgulhosamente mantém ativos os escalões de formação desde os cinco anos até aos seniores, envolvendo mais de 200 atletas.“Costumamos dizer que o Pêro Pinheiro, sempre fez muito com muito pouco. Tem sido assim ao longo dos anos. Acho que chegou a altura de fazer tudo pelo clube, que já é grande”.
Jornal Correio de Sintra com Sintra Notícias
Notícia também na edição desta semana do Jornal Correio de Sintra